A Escola Classe Núcleo Rural Córrego do Atoleiro fica localizada no Núcleo Rural Córrego do Atoleiro, DF 345 km 18 Núcleo Rural Córrego do Atoleiro, Planaltina-DF. Era situada em área rural de Planaltina, porém, após aprovação do PDOT, passou a ser considerada "Área Urbana de Uso Controlado", que fica próxima do Condomínio Marissol e do bairro Arapoanga, a Instituição Educacional atende a alunos destas localidades situadas a, em média cinco a sete quilômetros de distância, além dos residentes no Núcleo Rural Córrego do Atoleiro.
Estes alunos, até 2007, deslocavam-se à instituição educacional diariamente a pé, de bicicleta ou de carroça, visto que, apesar de ser núcleo rural próximo a bairros urbanos, não há ônibus de linha e nem era atendida pelo transporte escolar. Isto fazia com que estes já chegassem cansados e desestimulados à instituição educacional, além de interferir a questão climática, pois quando chovia, seu acesso era dificultado, influenciando em seu desempenho escolar, e, como conseqüência, no índice de rendimento da instituição educacional.
A partir de 2008, como cumprimento de uma das mais importantes metas do Plano de Trabalho da equipe gestora, houve a conquista do transporte escolar locado, que transporta os alunos do bairro Arapoanga, do Condomínio Marissol e do próprio Núcleo Rural até a instituição educacional e para suas residências, diária e gratuitamente.
Estes setores são de baixa renda, contando com pouco saneamento básico, visto que não há redes de esgoto e pavimentação asfáltica. A maioria das famílias vive do trabalho autônomo contando com os auxílios do governo como o Programa Renda Minha. Devido às condições sócio-econômicas desfavoráveis que permeiam o ensino público: desestrutura familiar, falta de perspectiva de futuro, falta de materiais escolares, alimentação precária, entre outros etc., o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem torna-se então dificultoso, porém, tem-se conseguido atingir, um bom desempenho pedagógico, social e cultural, buscando adaptação das orientações curriculares à realidade do aluno. O desempenho pedagógico busca a contextualização dos conteúdos e da interdisciplinaridade, considerando também as habilidades e competências do corpo docente.
Por ser uma instituição social encarregada de estimular o pensar, planejar, executar e avaliar todos os envolvidos no processo atuante na sociedade, cientes de seus direitos e deveres, objetivou-se estimular e oportunizar a participação da comunidade em atividades que favoreçam a reflexão crítica do fazer pedagógico e a organização escolar como um todo, porque se acredita que a instituição educacional e a família é uma parceria de sucesso.
Também é realizada a educação especial no enfoque inclusivista, proposto pela LDB, em conformidade com a Lei 9.394/ 96, cumprindo sua especificidade ao possibilitar aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (ANEE’s) desenvolver suas competências, ultrapassando os limites de sua situação.
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário