Seja Bem Vindo!!!


Seja muito bem vindo ao nosso blog.

Esteja à vontade para observar e dar sua opinião.

Grande abraço,

Equipe Gestora da

Escola Classe Núcleo Rural Córrego do Atoleiro

sábado, 7 de novembro de 2009

PROJETO ALIMENTAÇÃO ALTERNATIVA



Objetivo Geral: Com o apoio da UNB/ Planaltina, a comunidade participa de curso/ palestras nessa área, conscientizando de que não é necessário muito dinheiro para complementar a alimentação das crianças e adultos, melhorando a saúde e o rendimento escolar. O panorama nutricional brasileiro mostra um aproveitamento insuficiente do potencial nutritivo dos alimentos, ou seja, a fome é agravada pela ausência de iniciativas para uma melhor utilização de fontes nutrientes disponíveis.

Objetivos Específicos: Divulgar à comunidade escolar, através de curso oferecido pela UNB, a importância de uma alimentação alternativa saudável, de baixo custo.

• Orientar a comunidade escolar no sentido de estimular e desenvolver uma alimentação saudável, com nutrientes ao seu alcance. Pesar e medir todos os alunos da instituição educacional para acompanhar a nutrição dos mesmos. Ajudar na ampliação da horta escolar, para o desenvolvimento do curso de Alimentação Alternativa.

PROJETO VIVEIRO, HORTA E JARDINAGEM



Objetivo Geral: Implementar a horta, juntamente com a comunidade escolar, professores e monitores da UNB, para aperfeiçoamento do projeto alimentação alternativa.

Objetivos Específicos: Estimular os alunos em defasagem idade/série, de acordo com seus interesses, o gosto por habilidades manuais, o cultivo da terra, o conhecimento do solo, o desenvolvimento das plantas e a importância dos alimentos para a saúde.

• Cultivar plantas utilizadas como alimento e plantas medicinais, para uso na merenda escolar e como medicação alternativa.

• Criar na instituição educacional um aspecto colorido, com flores, plantas diversas (vasos, canteiros, cantoneiras), mais árvores, tornando o espaço escolar mais agradável, prazeroso de se estar e pelo qual todos se sintam responsáveis.

PROJETO REFORÇO ESCOLAR



Objetivo Geral: Desenvolver nos alunos as habilidades e competências necessárias para o avanço cognitivo do educando de acordo com sua realidade.

Objetivos específicos: Atender de forma dinâmica e lúdica, individualmente, os alunos com déficit de aprendizagem, em horário contrário ao de suas aulas, uma vez por semana, em turno integral.

• Propor atividades dinâmicas e criativas, reforçando o processo de ensino e aprendizagem que se segue desde o conhecimento da realidade familiar dos nossos alunos até as dificuldades apresentadas pelos mesmos no decorrer das atividades do dia-a-dia, inclusive com a interação com outro professor, que não seja da turma e a direção da instituição educacional no sentido de atendê-los individualmente.

PROJETO CAPOEIRA NA ESCOLA



Objetivo Geral: Realizado com todos os alunos, distribuídos por turma, com apoio de grupo de capoeira de comunidade vizinha, gratuitamente, promove a universalização da cultura afro-brasileira, interdisciplinarizando com os conteúdos de História e Artes, de acordo com a lei 10.639/2003 e lei 11.645/2008; promovendo a culminância do projeto, no dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra .Em todos os bairros hoje tem crianças brincando, além de futebol e outras brincadeiras, também de Capoeira, interligado à melhora do comportamento familiar e escolar e aumento da qualidade de vida.



Objetivos Específicos: Desenvolver a coordenação motora, o ritmo, a concentração, a expressão, a socialização, a atenção e a auto-estima.
• Realizado com todos os alunos, distribuídos por turma, com apoio de grupo de capoeira de comunidade vizinha, gratuitamente.
• Observamos que em todos os bairros hoje tem crianças brincando, além de futebol e outras brincadeiras, também de Capoeira, interligado à melhora do comportamento familiar e escolar e aumento da qualidade de vida.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVO-PEDAGÓGICA

A Escola Classe Núcleo Rural Córrego do Atoleiro tem a seguinte organização administrativa:

1. Conselho Escolar
2. Direção
3. Secretaria Escolar

O Conselho Escolar é um órgão consultivo e deliberativo de apoio ao gerenciamento da instituição educacional. Sua composição esta de acordo com a legislação vigente e suas funções, regulamentada pelo Conselho de Educação do Distrito Federal.

O Conselho escolar é eleito de dois em dois anos e é formado por Pais de alunos, professores, servidores e alunos acima de 16 anos, os atuais membros, são: Presidente: José Carlos Batista; membros: Maria Pereira de Castro, Josefa Alves dos Santos, Maria do Socorro Adeodato da Silva, Soraia Beatriz Goulart, Rita Maria da Conceição Silva.

A Instituição Educacional conta com corpo técnico/administrativo formado por 01 (uma) diretora, 01 (uma) vice-diretora, 01 (uma) supervisora pedagógica, 01 (um) supervisor administrativo, 01 (um) chefe de secretaria escolar, 01 (uma) auxiliar de educação copa cozinha, 01 (uma) auxiliar de educação conservação e limpeza e 04 (quatro) auxiliares de educação vigilância, no ano letivo de 2009:

NOME - CARGO / FUNÇÃO

Magda Camarda Bernardes / Diretora
Helisângela Pereira Amor / Vice-Diretora
Rosilda Barros Silva / Supervisora Pedagógica
José Carlos Batista / Supervisor Administrativo
Sidele de Jesus Silveira / Chefe de Secretaria


NOME - CARGO / FUNÇÃO

Maria Aparecida Marra da Silva / Aux. Educ. Copa Cozinha
Rita Maria da Conceição Silva / Aux. Educ. Cons. Limpeza
José Carlos da Silva / Aux. Educ. Vigilância
Laércio Luis de Oliveira / Aux. Educ. Vigilância
Lédis Antonio Damasceno / Aux. Educ. Vigilância
Manoel do Carmo Nascimento / Aux. Educ. Vigilância


Para viabilizar a execução da proposta de trabalho, a instituição educacional conta com um corpo docente formado por 01 professora pedagoga atuando na sala de recursos e 04 (quatro) professoras regentes efetivas (todas possuem especialização) e 01 (uma) professora contratada temporariamente (cursando especialização).

NOME - CARGO / FUNÇÃO

Maria do Socorro Adeodato da Silva / Professora Pedagoga da Sala de Recursos
Estael Maria de Oliveira / Professora do 1º Ano / EF09
Soraia Beatriz Goulart / Professora do 2º Ano / EF09
Carla de Oliveira Ferreira / Professora da 2ª série (afastada por L.G.)
Livia Magalhães Ribeiro / Professora da 3ª e 4ª série (classe diferenciada)

O ambiente físico encontra-se assim constituído:

02 (duas) salas de aula (que atendem alunos nos turnos matutino e vespertino);
01(uma) sala construída com recursos próprios (subdividida em sala coordenação de professores e sala de recursos/ vídeo;
01 (um) banheiro para uso de funcionários;
01 (uma) direção/ secretaria;
01 (uma) cantina, com depósito de gêneros alimentícios;
01 (um) depósito de materiais diversos, construída com recursos próprios;
02 (dois) banheiros para alunos, sendo um feminino e um masculino;
01 (um) pequeno pátio coberto
01 (um) parquinho de diversões

A Escola Classe Núcleo Rural Córrego do Atoleiro encontra-se em bom estado de conservação (foi feita pequena reforma e pintura, em 2008, com recursos próprios) e preservação do ambiente escolar, porém necessitando de alguns reparos e adaptação no acesso aos deficientes físicos, e conta com mobiliário e alguns equipamentos necessários para o desenvolvimento de todas as atividades a serem realizadas, tais como:

Mesas e cadeiras para uso dos professores;
Carteiras e cadeiras para uso dos alunos;
Dois aparelhos de TV e dois de DVD;
Um Freezer
Um fogão industrial de 04 bocas;
Ventiladores de parede nas duas salas de aula e na sala de coordenação;
Dois Computadores e duas impressoras/ copiadoras, para uso administrativo;
Dois computadores para uso dos professores;
Três Duplicadores a álcool;
Armários em sala de aula, para cada professora etc.
Equipamento completo para cada turma, para as aulas do Programa Ciência em Foco;
Uma Geladeira;

Modalidade de ensino oferecido no ano letivo de 2009:

04 (quatro) turmas de Ensino Fundamental, de séries iniciais, sendo:
• 1º Ano/ EF09 – 01 turma, com 19 alunos;
• 2º Ano/ EF09 – 01 turma, com 18 alunos;
• 2ª série/ EF08 – 01 turma, com 29 alunos;
• 3ª e 4ª série (Classe Diferenciada) – 01 turma, com 31 alunos.

Recursos Financeiros

PDDE
PDAF
Próprios

CONTEXTUALIZAÇÃO

A Escola Classe Núcleo Rural Córrego do Atoleiro fica localizada no Núcleo Rural Córrego do Atoleiro, DF 345 km 18 Núcleo Rural Córrego do Atoleiro, Planaltina-DF. Era situada em área rural de Planaltina, porém, após aprovação do PDOT, passou a ser considerada "Área Urbana de Uso Controlado", que fica próxima do Condomínio Marissol e do bairro Arapoanga, a Instituição Educacional atende a alunos destas localidades situadas a, em média cinco a sete quilômetros de distância, além dos residentes no Núcleo Rural Córrego do Atoleiro.

Estes alunos, até 2007, deslocavam-se à instituição educacional diariamente a pé, de bicicleta ou de carroça, visto que, apesar de ser núcleo rural próximo a bairros urbanos, não há ônibus de linha e nem era atendida pelo transporte escolar. Isto fazia com que estes já chegassem cansados e desestimulados à instituição educacional, além de interferir a questão climática, pois quando chovia, seu acesso era dificultado, influenciando em seu desempenho escolar, e, como conseqüência, no índice de rendimento da instituição educacional.

A partir de 2008, como cumprimento de uma das mais importantes metas do Plano de Trabalho da equipe gestora, houve a conquista do transporte escolar locado, que transporta os alunos do bairro Arapoanga, do Condomínio Marissol e do próprio Núcleo Rural até a instituição educacional e para suas residências, diária e gratuitamente.

Estes setores são de baixa renda, contando com pouco saneamento básico, visto que não há redes de esgoto e pavimentação asfáltica. A maioria das famílias vive do trabalho autônomo contando com os auxílios do governo como o Programa Renda Minha. Devido às condições sócio-econômicas desfavoráveis que permeiam o ensino público: desestrutura familiar, falta de perspectiva de futuro, falta de materiais escolares, alimentação precária, entre outros etc., o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem torna-se então dificultoso, porém, tem-se conseguido atingir, um bom desempenho pedagógico, social e cultural, buscando adaptação das orientações curriculares à realidade do aluno. O desempenho pedagógico busca a contextualização dos conteúdos e da interdisciplinaridade, considerando também as habilidades e competências do corpo docente.

Por ser uma instituição social encarregada de estimular o pensar, planejar, executar e avaliar todos os envolvidos no processo atuante na sociedade, cientes de seus direitos e deveres, objetivou-se estimular e oportunizar a participação da comunidade em atividades que favoreçam a reflexão crítica do fazer pedagógico e a organização escolar como um todo, porque se acredita que a instituição educacional e a família é uma parceria de sucesso.

Também é realizada a educação especial no enfoque inclusivista, proposto pela LDB, em conformidade com a Lei 9.394/ 96, cumprindo sua especificidade ao possibilitar aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (ANEE’s) desenvolver suas competências, ultrapassando os limites de sua situação.